(Texto en castellano)
Estimados académicos:
como os anuncié ha salido por fin el monográfico con la temática innovadora sobre Metodologías creativas aplicadas a la Comunicación en la Revista brasileña ANIMUS (volumen 18, número 37, 2019).
El monográfico con participación internacional ha sido coordinado por los profesores Fabiano Maggioni (Universidad de Santa María), Jesus Segarra-Saavedra (Universidad de Alicante) y la que escribe este post (estos datos aparecen en el editorial en pdf). Está compuesto por tres artículos científicos, uno en castellano y dos en portugués.(Texto en portugués)
Caros amigos,
Como anunciei, a monografia finalmente apresentou o tema inovador sobre Metodologias Criativas aplicadas à Comunicação na Revista Brasileira ANIMUS.A monografia com participação internacional foi coordenada pelos professores Fabiano Maggioni (Universidade de Santa María), Jesus Segarra-Saavedra (Universidade de Alicante) e quem escreve este post (esses dados aparecem no editorial em pdf). É composto por três artigos científicos, um em espanhol e dois em português
(Text in English)
Dear Scholars
As I announced, the monograph has finally come up with the innovative theme on Creative Methodologies applied to Communication in the Brazilian Journal called ANIMUS.The monograph with international participation (also of a researcher who belongs to an English university) has been coordinated by the professors Fabiano Maggioni (University of Santa María), Jesus Segarra-Saavedra (University of Alicante) and the one who writes this post (these data they appear in the editorial in pdf). It is composed of three scientific articles, one in Spanish and two in Portuguese
Estos son los autores, filiaciones, títulos y resúmenes (resumos) de los artículos:
1) APLICACIÓN DEL DESIGN THINKING A LA CREACIÓN DE EVENTOS EXPERIENCIALES María Galmes Cerezo (Universidad Complutense de Madrid, España), Carmen Cristofol Rodriguez (Universidad de Málaga, España), FJ Cristófol (ESIC, Business and Marketing School, España)
Resumo: El objetivo del estudio es averiguar si las propuestas creativas del Design Thinking pueden servir para idear Eventos Experienciales y proponer un modelo. El método de trabajo ha sido la revisión de literatura científica relevante sobre Design thinking, Marketing Experiencial y Diseño de Eventos. El principal hallazgo es la propuesta de un Modelo basado en el Design Thinking para ayudar a las empresas a planificar de forma creativa y colaborativa- eventos de marca que consigan generar experiencias significativas en sus clientes. Para continuar esta línea de investigación se debería poner en práctica el uso del modelo propuesto y analizar sus resultados desde la perspectiva de la calidad de las ideas resultantes.
2) !F LAB: EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO E RECURSOS NA METODOLOGIA WHAT IF IT PARA DESENVOLVIMENTO DE NARRATIVAS INTERATIVAS E IMERSIVAS
Resumo: O artigo descreve o processo de pesquisa-ação voltado para concepção, implementação e experimentação reiterativas do programa de treinamento !F Lab e sua metodologia WHAT IF IT entre 2015 e 2018. Ambos são voltados para o desenvolvimento de projetos de narrativas digitais interativas e imersivas, orientados pela abordagem de Desing Thinking. O texto apresenta os resultados de questionários aplicados aos participantes do programa em 2017 na Europa. Também analisa os dados de entrevistas e questionários aplicados em 2018 aos participantes na Europa e aos participantes do !F Bug Lab, versão do treinamento concebida e realizada no Rio de Janeiro, Brasil.
3) JORNALISMO E DESIGN THINKING: UMA APROXIMAÇÃO EM BUSCA DE INOVAÇÕES NO CONTEÚDO. Ingrid Pereira de Assis, Cárlida Emerim, profesoras de la Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Resumo: Este artigo tem como objetivo elaborar uma aproximação da abordagem do Design Thinking com pesquisas na área de Jornalismo, na busca de um percurso metodológico que investigue narrativas inovadoras em plataformas de redes sociais. Na análise piloto apresentada, foram utilizadas duas ferramentas do Design Thinking, a jornada do usuário e o mapa de empatia, para extrair, da análise do processo de consumo da notícia por parte do usuário, aferições que otimizem a produção de conteúdo para plataformas que focam na autodestruição do conteúdo, tal como as Stories do Instagram. O foco do artigo é o processo de “familiarização” entre os escopos teórico-metodológicos do Design Thinking e do Jornalismo, trazendo exemplo de aplicabilidade.
O acesso aos artigos é gratuito (download em pdf). Eu passo o link.
Access to articles is free (download pdf). Here is the link.
https://periodicos.ufsm.br/animus
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